2021 – São Paulo – Brasil
Com a curadoria do Estúdio Laborg e patrocínio da Sabesp, a exposição “Rios DesCobertos – De frente para o Pinheiros” foi parte integrante da Virada Sustentável 2021 e apresentou um recorte de antigas fotografias do Rio Pinheiros, feitas em suas margens no início do século passado e exibidas próximas aos locais onde foram tiradas originalmente.
As imagens apresentadas nesta exposição, vindas de três acervos fundamentais para a documentação do rio Pinheiros, representam diferentes tipos de fotografia. Se toda imagem revela não apenas o que é retratado, como também o estado de alma do fotógrafo, podemos ver nas imagens selecionadas pela curadoria três intenções bem distintas.
As fotos do acervo do Centro Pró-Memória Hans Nobiling, do Esporte Clube Pinheiros, exibem o clube e seus frequentadores. São imagens muitas vezes espontâneas, que ilustram a rotina do paulistano com o rio, que, na época, ainda era um espaço de lazer, esporte e encontro.
Já as fotos escolhidas do acervo da Fundação Energia e Saneamento foram produzidas com um objetivo mais técnico: ilustram etapas dos processos das obras, seus resultados e desdobramentos e indicam o olhar da engenharia que, nas décadas seguintes, iria transformar o vale do rio Pinheiros.
Por fim, as imagens vindas do acervo do Museu da Cidade de São Paulo retratam as obras acabadas, numa clara iniciativa de documentação, para a posteridade, com enquadramentos mais fechados.
Essa é a sétima exposição do projeto Rios Des.Cobertos, que tem buscado apresentar para as pessoas os rios esquecidos e ocultos sob as cidades. Rios DesCobertos – De Frente para o Pinheiros, no entanto, busca mostrar um rio oculto sobre outro rio, com a transformação do rio Pinheiros de antes para o Pinheiros de hoje, em processo de redescoberta pela cidade.
Ficha técnica:
Coordenação geral, concepção, curadoria e criação: Estúdio Laborg
Realização: Virada Sustentável
Produção: Estúdio Laborg/Virada Sustentável
Direção de arte: Charlie Oliveira
Coordenação de conteúdo: Alexandre Gonçalves
Revisão de texto: Luciana Sanches
Projeto arquitetônico: Helena Ribas
Cenotecnia e montagem: Estúdio Baum
Projeto expositivo: Estúdio Laborg
Registro da exposição: Ariel Martini
Agradecimentos Luiz de Campos Jr., Silvana Jeha