Rios Des.Cobertos – O Resgate das Águas da Cidade

2016 – São Paulo – Brasil

Criada e desenvolvida pelo Estúdio Laborg, em parceria com a Iniciativa Rios e Ruas, a exposição Rios Des.Cobertos – O Resgate das Águas da Cidade é composta por pranchas expositivas e uma maquete com projeção mapeada interativa que permite ao público descobrir os rios e a complexidade do relevo do município de São Paulo.

A maquete aproxima o público de um panorama que propõe um entendimento das condições naturais da cidade. Ela oferece a experiência sensorial como ferramenta lúdica para atingir o espectador,  informando de maneira interativa, dando autonomia na aquisição de conhecimento e liberdade de escolha do que se quer descobrir.

O espectador participa de maneira direta em cada percurso desenhado, transformando sua percepção, através da exploração, o que proporcionará também um resgate da memória afetiva e de sua relação com a cidade, com seu bairro. Um dos objetivos da instalação é mostrar que os rios de São Paulo estão vivos, basta se aproximar, olhar e refletir.

Foram meses de pesquisa e desenvolvimento deste suporte interativo que instiga o visitante a explorar as bacias dos nossos três maiores rios – Tietê, Pinheiros e Tamanduateí – a navegar por distintas camadas de informação e conhecer uma São Paulo diferente. Dessa forma, Rios Des.Cobertos – O resgate das águas da cidade promove uma sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia.

Para complementar a experiência do público também foram planejadas, pela equipe do Rios e Ruas, expedições para o reconhecimento da região onde a exposição está montada.

Do Sesc Vila Mariana, onde ficou por três meses e atendeu milhares de pessoas, a exposição Rios Des.Cobertos seguiu ao Sesc Carmo e depois Sesc Pinheiros . A cada nova montagem a exposição é acrescida de mais material expositivo, relativo à área onde está. Para o Vila Mariana, o foco foi a bacia do Rio Sapateiro. Para o Sesc Carmo, a colina histórica, ponto da fundação da cidade, entre os rios Tamanduateí, Anhangabaú, Lavapés e Itororó. Para o SESC Pinheiros, o Rio Pinheiros e o Rio Verde estavam em pauta.

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral – Concepção – Curadoria: Estúdio Laborg
Curadoria – Pesquisa – Consultoria Educativa: Iniciativa Rios e Ruas / Instituto Harmonia
Produção: Marina Pinheiro
Direção de Arte: Charlie Oliveira
Coordenação de Conteúdo: Alexandre Gonçalves
Redação: Silvana Jeha
Identidade Visual: Romã Desenho, Maria Mello e Lívia Giuliane da Silva
Montagem da Maquete: Elastica SP Cenografia
Animações: Fernando Added
Programação da Interatividade: Webcore
Projeto Expositivo: Estúdio Laborg, Romã Desenho
Sound Design: Estúdio Fine Tuning
AutoCad: Hugo Ilich Lefort Riquelme, Olivia Feisthauer
Colaboradores: Caio Zilli, Denise Bernuzzi de Santanna, Fernando Goldenstein, Joy Passarelli, Lívia Toso, Marina Colonelli, Thaia Takatsuo Bertoli