A árvore que sente | The Feeling Tree

2014 – São Paulo – Brasil

Uma ação para o Instituto Ipê, produzida pela Y&R.

O Estúdio Laborg participou como consultor técnico e artístico, fez parte da direção de arte da ação e operou as projeções. A ação buscava projetar em árvores da cidade um rosto que representasse a qualidade do ar de São Paulo.

O Estúdio Laborg passou então a buscar as melhores formas e opções para realizar esta ideia. As soluções agregaram o trabalho de muitas pessoas e empresas e trouxeram um resultado único para a ação. O Estúdio se envolveu em todas as etapas da ação e buscou, para cada ponto, uma solução.

qualidade do ar

A solução que apresentamos foi utilizarmos os dados das estações de medição da Cetesb. Escolhemos os dados relativos aos índices com maior variação e aumentamos a divisão de qualidade em intervalos menores.

as árvores

A escolha das árvores foi um ponto importante, já que elas precisavam estar em locais de boa visibilidade e em condições de luz específicas. Foi feito um grande casting de árvores.

sistema de projeção

A solução apresentada foi o desenvolvimento de um aplicativo que consultava o banco de dados da Cetesb e enviava as informações e o vídeo selecionado para o sistema de mapping. O sistema de mapping permitiu o ajuste da projeção às árvores e adaptações adicionais.

registro da ação

Para a gravação, uma das preocupações do estúdio foi com a uniformidade entre a iluminação ambiente e a projeção, para que as câmeras pudessem registrar com qualidade. Para isso, a solução foi equacionar a projeção com a temperatura e intensidade das luzes locais.

FICHA TÉCNICA

Uma ação Y&R para o Instituto Ipê.
Consultoria Criativa e Técnica/Operação: Estúdio Laborg
Animações: Vetor Zero
Produtora de áudio: Croácia
Equipamentos: Visualfarm
Produtora Digital: Webcore Interactive
Produtora: Conspiração Filmes
Produtora de áudio: Croácia