2019 – Guarulhos – Brasil
CRIAÇÃO, PESQUISA E CURADORIA DE CONTEÚDO, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DAS PLATAFORMAS PEDAGÓGICAS AUDIOVISUAIS DO CEA. SESC GUARULHOS.
O Estúdio Laborg foi convidado pelo Sesc para criar, realizar a pesquisa de conteúdo e produzir as obras audiovisuais do novo Centro de Educação Ambiental do Sesc Guarulhos.
Para a elaboração do projeto foi identificada a pertinência de ser utilizada a mesma metodologia de produção da exposição Rios Des.Cobertos. Essa metodologia, fruto das pesquisas do Estúdio Laborg, busca, entre outros fatores, explorar as possibilidades pedagógicas das obras de artemídia e seus processos de produção e desenvolvimento em equipes transdisciplinares. Ela permite que artistas, consultores científicos e professores possam contribuir de maneira integrada, produzindo peças que aliam rigor nas informações às práticas artísticas.
A metodologia de produção incluiu reuniões de imersão com as gerências do Sesc envolvidas no projeto, consultores, professores e artistas, para que as possibilidades dos suportes e conteúdos pudessem ser analisadas. O eixo curatorial permitiu identificar os conteúdos a serem abordados, as plataformas a serem exploradas, o dimensionamento das obras e a análise do conjunto expográfico.
A abordagem do Estúdio Laborg busca a sensibilização do público para os temas propostos pelo viés da arte e da experiência sensorial.
MAQUETE INTERATIVA
A Maquete Interativa pode ser considerada a peça central do espaço do CEA. Uma maquete topográfica interativa, que, por meio de projeção mapeada, apresenta animações temáticas e permite a consulta e o cruzamento de camadas de dados georreferenciados. A maquete e sua tela lateral de suporte de informações abordam as questões tratadas de maneira sensível e artística, possibilitando que a experiência imersiva seja o canal para a prática pedagógica.
As animações buscam apresentar as temáticas de maneira a complementar os demais conteúdos do CEA e abrir espaço para as atividades de mediação. Os diferentes conceitos abordados pelas animações estão presentes nas outras plataformas para que possam ser expandidos, seja pelos agentes ou educadores, seja pelo próprio público.
As camadas de dados a serem expostas foram selecionadas pela relevância de seus cruzamentos no processo de compreensão das inter-relações dos componentes do meio ambiente.
MAPA ATIVO
Desde o início do processo de desenvolvimento do CEA, já havia sido detectada a necessidade de um portal de Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS – Geographic Information System, do acrônimo inglês), para que fosse possível a visualização dos dados georreferenciados em uma escala de zoom mais detalhada do que a maquete permite.
Na distribuição dos conteúdos pelas plataformas, foi identificada a importância de se poder ver o mapa com zoom até o nível do reconhecimento pessoal, na forma de ruas e estruturas urbanas conhecidas. Desta forma, o público pode realizar explorações mais localizadas e as dinâmicas de grupo podem focar em bacias específicas, rios escolhidos ou mesmo bairros e regiões.
A possibilidade de compor as camadas em uma investigação própria complementa a experiência das outras plataformas. O formato de exibição da peça, com a divisão em uma tela de navegação e uma tela, maior, de exibição, busca atender as necessidades da plataforma de servir como espaço para exploração individual e também como espaço para dinâmicas em grupo, com o uso da tela adicional servindo de ambiente para visualização por grupos e classes.
A primeira etapa de desenvolvimento buscou identificar, nas diversas plataformas de SIG disponíveis atualmente, uma que pudesse ser customizada e tivesse navegação leve e intuitiva. Com base em uma lista inicial proposta pelo Sesc, o Estúdio Laborg realizou testes e explorou funcionalidades até que a plataforma mais adequada foi identificada: Mango Maps.
Para a composição dos diferentes mapas apresentados foram realizadas pesquisas nas camadas georreferenciadas, identificando quais seriam as combinações propostas, divididas por temas. Essas camadas, por suas vez, foram transferidas para os bancos de dados da plataforma e suas artes e apresentações gráficas foram customizadas, buscando apresentar os dados de maneira clara e acessível, permitindo que, mesmo um público não acostumado a plataformas de SIG, pudesse explorar e experimentar os mapas de maneira prática.
APLICATIVO CEA-RA
Aplicativo CEA-RA
A plataforma de Realidade Aumentada é composta de tablets com um aplicativo especialmente desenvolvido para o CEA. Esse aplicativo permite a visualização virtual de modelos 3D por meio da tecnologia de realidade aumentada.
A plataforma CEA-RA possui três temas: Fauna, Flora e Ecotécnicas.
Para cada um dos temas foi proposto um recorte curatorial de conteúdo que serviu de base para a seleção dos modelos a serem construídos.
Para a Fauna, foram selecionados animais que exemplifiquem cadeias de relação, como bugio e mosquito Aedes ou capivara e carrapato-estrela. Além disso, foram selecionados animais que estejam citados em outras plataformas, possibilitando que a Estação CEA-RA dê suporte a elas, ao permitir outro tipo de percepção, morfologia e aspecto das espécies.
Para a Flora, foram selecionadas espécies que tenham relações com as toponímias (o nome dos lugares) na cidade de Guarulhos. Ao relacionar nomes de ruas e bairros com espécies vegetais, é possível perceber não apenas a importância histórica dessas espécies, como também resgatar um pouco da relação da cidade com sua vegetação.
Para as Ecotécnicas, foram selecionadas, das diferentes soluções de sustentabilidade presentes no próprio prédio do Sesc, as que podem ser implantadas na casa das pessoas. Assim, o público pode trazer para a esfera pessoal as práticas de ecotécnicas de construção, percebendo os benefícios econômicos e de gestão de recursos que podem ser obtidos com elas.
Os modelos digitais tridimensionais foram projetados e texturizados exclusivamente para o aplicativo CEA-RA e validados pelos consultores.
Os marcadores físicos possuem uma ilustração em cada face. Uma das faces permite a visualização do modelo 3D e a outra, a visualização das informações em texto e foto.
MINIDOCUMENTÁRIOS
O Estúdio Laborg ficou responsável por realizar a pré-pesquisa de conteúdo, criar os argumentos e as sinopses, selecionar locais e temas a serem explorados, além de elencar uma lista de pesquisadores e especialistas a serem entrevistados.
Os minidocumentários buscam traçar um panorama do que é apresentado nas outras plataformas do CEA do ponto de vista das pessoas, por intermédio de entrevistas e depoimentos. Essas falas trazem as percepções de moradores, professores e especialistas sobre questões de sustentabilidade, ocupação urbana e relações com o ambiente.
CAIXAS DE EXPERIMENTAÇÃO
As Caixas de Experimentação trazem a experiência de atividades de campo para o CEA, permitindo atividades externas e dinâmicas de reconhecimento de espécies e paisagens em campo.
Para esse material, coube ao Estúdio Laborg a elaboração da abordagem utilizada na curadoria para e pesquisa e seleção das imagens dos cards contidos nas caixas.