Nublu Jazz Festival 2019

2019 – São Paulo e São José dos Campos – Brasil

CRIAÇÃO DO PROJETO DE PALCO, PRODUÇÃO DAS OBRAS, GERAÇÃO E OPERAÇÃO DOS CONTEÚDOS.

Para a edição de 2019 do Nublu Jazz Festival, o Estúdio Laborg explorou outros materiais na criação do espaço do palco, dando continuidade à pesquisa cenográfica que vem desenvolvendo há aproximadamente um ano sobre o uso de LEDs programáveis como aconteceu com a obra Orl-01 e explorando as possibilidades de volumetrias preenchidas por cores. O processo deu sequência ao desenvolvimento do novo cenário do Instrumental Sesc Brasil, em janeiro de 2018, no Teatro Anchieta. No projeto para o Nublu, o objetivo foi explorar os diferentes efeitos visuais originados da relação entre luz emitida e refletida.

Para obter o resultado pretendido, a iluminação dos shows, sob os cuidados de Cláudia de Bem e Karine Spuri, também foi alinhada e planejada para dialogar com a cenografia. Com os tubos de LED conectados ao media server, que, por sua vez, recebeu o input master da mesa de som, foi possível explorar as infinitas dinâmicas reativas e sensíveis ao som de cada apresentação. Assim, cada show teve identidade própria de ritmos e combinações estéticas.

Em 2019, o Nublu Jazz Festival apresentou vasta mistura de sonoridades e arranjos, com bandas compostas por diversos membros como The Midnight Hour, Nomade Orquestra e Marc Ribot y los Cubanos Postizos; e formações mais intimistas, como GoGo Penguin ou o show do lendário baterista Tony Allen, acompanhado pelo brasileiro Thiago França. A artista Georgia Anne Muldrow ainda subiu ao palco com os convidados Dudley Perkins e Justin Brown Nyeusi.

Abaixo mais imagens do Festival: