2018 – Piracicaba – Brasil
Após a bem-sucedida temporada de Rios Des.Cobertos em São Paulo (Sesc Vila Mariana, Sesc Carmo e Sesc Pinheiros), o Estúdio Laborg recebeu o convite do Sesc para dar continuidade ao projeto e estender a pesquisa para o interior do estado, debruçando-se sobre as condições hidrográficas de três cidades que integram a bacia do Médio Tietê: Piracicaba, Jundiaí e Campinas. Esses municípios fazem parte da chamada UGRHI 5 – PCJ, Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos que compreende as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Para elaborar as montagens foram identificadas necessidades de contextualização da hidrografia das cidades interioranas em sua relação com a bacia do Médio Tietê. Assim, foram produzidas duas maquetes: uma tratando de questões macro, incluindo toda a região do Médio Tietê; e outra, sobre a cidade em questão (para cada município foi desenvolvida uma maquete específica), em que os espectadores puderam conferir, avaliar e comparar a interface homem e ambiente em escala humana. Além disso, o público pôde saber mais sobre a bacia do PCJ e suas questões socioambientais por meio de outros elementos da instalação, como pranchas informativas com o conteúdo pesquisado, expedições de descobrimento dos rios encobertos e outras atividades complementares realizadas na própria unidade do Sesc.
A montagem ainda trouxe ao conhecimento da população que boa parte dos rios e cursos d’água da cidade não tinha nome registrado nos bancos de dados da prefeitura. A revelação deu início a um processo que pretende nomear todos os rios do perímetro urbano, em uma iniciativa que muito contribui para a conscientização da população para a existência dos cursos d’água e fomenta atividades de preservação e limpeza dos rios.
Vale destacar que, em Piracicaba, particularmente, houve ótimo retorno do público — foram aproximadamente 29 mil pessoas ao longo de três meses, de acordo com estimativas do Sesc da cidade.
Abaixo mais imagens da exposição: