Rios DesCobertos – O CEU e suas Águas

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta a exposição Rios DesCobertos – O CEU e suas Águas, com concepção e produção do Estúdio Laborg, patrocínio da Gamaro Incorporadora, parceria com Sesc São Paulo e Fundação S.O.S Mata Atlântica e apoio da Secretaria Municipal de Educação

Rios DesCobertos – O CEU e suas Águas é uma ação cultural composta por três exposições e um programa arte-educativo, que apresenta uma viagem pela história dos rios da periferia da cidade, provocando um olhar cuidadoso para sua relação com os processos de ocupação e urbanização dos territórios, e a construção do sentido de pertencimento das comunidades.

Para saber mais e ver outros materiais da exposição, acesse a plataforma do projeto CEU e Suas Águas – RiosDescobertos
Instagram: @riosdescobertos

Por meio de instalações, mapas, maquetes, projeções, depoimentos e muita história, a exposição instiga alunos/as e suas famílias, coordenadores/as, professores/as e demais funcionários das Escolas a navegarem por um rico conteúdo informacional e educativo. Curiosidades, fatos e informações são apresentadas em pranchas, que poderão ser manipuladas e trocadas livremente pelo público, proporcionando autonomia na aquisição do conhecimento.

Uma maquete topográfica e interativa do território de cada CEU, que é distintiva do projeto e cuidadosamente iluminada por projeções, apresenta, entre outras informações, o curso dos diversos corpos d’água presentes na região.

As ações pedagógicas acontecem de maneira independente em cada CEU com a formação de um grupo participativo de alunos/as, professores/as e as bibliotecárias, que, além de serem impactados/as diretamente por atividades complementares à exposição, receberão kits educativos e material artístico.

Como parte das ações pedagógicas o projeto conta com oficinas de narrativas audiovisuais, atividades de monitoração da qualidade da água em parceria com a Iniciativa Observando Rios(SOS Mata Atlântica), um ciclo de debates presenciais nos auditórios das unidades e uma visita à outra edição do projeto Rios DesCobertos no Sesc Interlagos, a exposição Dos Jerivás aos Pinheiros.