2018 – São Paulo e São José dos Campos – Brasil
Em 2018, após seis anos de produção autoral para os cenários do Nublu Jazz Festival, o Estúdio Laborg convidou a dupla de videoartistas Modular Dreams para uma parceria com o intuito de apresentar novos olhares e possibilidades estéticas que surpreendessem o público mais uma vez. O inovador cenário desta edição do festival exibiu uma estética retrô, trazendo a nostalgia da televisão de tubo das décadas de 1970 e 1980.
As imagens projetadas foram criadas por meio de um processo analógico de produção com a utilização de sintetizadores visuais e, para completar o cenário, tubos de LED RGB foram posicionados ao lado das telas de projeção, criando uma moldura de luz (colorida) para acompanhar e dialogar com as imagens.
Os shows foram realizados nas unidades do Sesc Pompeia e São José do Campos, com artistas de extrema relevância para a música mundial das últimas duas décadas. Em um recorte voltado para a Europa negra, destacaram-se a aguardada cantora Neneh Cherry, o ícone do trip-hop Morcheeba e o emergente saxofonista Shabaka Hutchings, líder do projeto Sons of Kemet. Enfatizando a raiz africana, Seun Kuti veio acompanhado da banda Egypt 80, idealizada pelo criador do afrobeat, Fela Kuti, pai dele. Para completar o lineup, a cantora Geanine Marques apresentou G T’aime, seu mais recente trabalho, uma mescla de folk, indie e bossa new romance. Já os DJs Flavya, Ju Salty e Master San discotecaram nas pick-ups na abertura e nos intervalos do festival.
Abaixo mais imagens do Festival: