2020 – São Paulo – Brasil
Para amparar as ações de educação da Sabesp, o Estúdio Laborg produziu uma maquete da bacia hidrográfica do Zavuvus, usinada por processo de fabricação digital.
O objetivo do projeto foi atender a comunidade local com o propósito de sensibilizá-la a respeito das questões sistêmicas envolvidas no projeto de limpeza do Rio Pinheiros, na coleta e tratamento de esgoto feita pela SABESP.
O processo incluiu também a pesquisa de dados, o georreferenciamento destas informações e a modelagem da maquete, utilizando o levantamento topográfico feito pelo Estúdio Laborg, utilizando os dados do LiDAR, disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo.
Além da maquete, o projeto incluiu o desenho e produção de uma estrutura de suporte que fosse, ao mesmo tempo fácil de ser montada e desmontada, facilitando as ações educativas; e que fosse alinhada com o propósito de educação ambiental e sensibilização, tendo sido executada em madeira, com gravação a laser, o que resultou em uma apresentação ao mesmo tempo delicada e moderna.
A maquete se apresenta como o principal elemento pedagógico dentro do grande projeto de sensibilização da comunidade, que será executado nos centros de atendimento socioambiental da SABESP. Ela permite uma visão sistêmica da bacia e proporciona um melhor entendimento das obras previstas e do território em que estão situados.
Ficha técnica:
Criação e produção: Estúdio Laborg
Pesquisa e georreferenciamento: Alexandre Gonçalves
Projeto e direção de arte: Charlie de Oliveira
Modelagem: Caio Zilli
Estrutura e cenotecnia: William Zarella
Pintura da maquete e suporte: Maurizio Zelada